Geografia Poesia Fé: Ensino e Geotecnologias: Conheça os Projetos Geocaçadores e Verdes de Ará

Ensino e Geotecnologias: Conheça os Projetos Geocaçadores e Verdes de Ará

PROJETO #GEOCAÇADORES-DO-CONHECIMENTO E #VERDES-DE-ARÁ FORAM NOTÍCIA NO SITE DA FAPITEC/SE. 

"PROJETO ESTIMULA O USO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA







Estimular o uso da tecnologia nas aulas de Geografia é principal objetivo do projeto “Geocaçadores do conhecimento” coordenado pelo professor Judson Oliveira Malta. O projeto foi criado em 2013, e tem mobilizado os alunos do Colégio Aplicação (Codap) e do Colégio Estadual Acrísio Cruz. O projeto será apresentado durante a Feira de Ciências que acontecerá no dia 30 de outubro, integrando as atividades da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT).
De acordo com o coordenador do projeto, Judson Oliveira, o projeto começou quando lecionava no Codap como professor substituto. “Conhecemos um jogo que é o geocast, que trabalha com caça ao tesouro ao redor do mundo. Ele é uma rede social e as pessoas escondem tesouros no mundo e disponibilizam as coordenadas geográficas (latitude e longitude) para os outros jogadores das redes sociais poderem procurar os tesouros uns dos outros”.
O início do projeto aconteceu no Colégio Aplicação onde foram realizados estudos sobre o tema. Com o incentivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto foi expandido para a rede estadual.
Semanalmente, a equipe que é formada por três professores, cinco bolsistas, dois alunos voluntários e um graduando de Geografia se reúne para debater sobre ciência e trabalham a redação científica para produção de artigos. “Peço para eles lerem e resenharem para aprender a produzir artigos e sua estrutura. Vamos fazendo análises de artigos já prontos e depois vamos desenvolvendo o nosso texto. Com esse projeto eles vão aprender para a vida toda porque eles precisam se esforçar para desde agora acessar outro nível de conhecimento que é o superior”.
O estudante Edimir Alves do nascimento Júnior está no projeto há três meses e conta a importância do envolvimento com a produção científica ainda no ensino médio. “O projeto tem sido muito importante porque quando a gente chegar à universidade nós teremos uma base para produzir artigos. É um incentivo muito bom. A Fapitec está ajudando muito e o professor Judson, que é o nosso orientador, tem nos ajudado bastante  tirando todas as nossas dúvidas. Estamos trazendo essa tecnologia com GPS e as tecnologias de posicionamento global para  a sala de aula estimulando os alunos a gostarem mais da Geografia”, conta Edimir.
Paralelo ao projeto de Geotecnologias, o grupo está desenvolvendo um projeto sobre a arborização urbana de Aracaju. Segundo o professor Judson, o objetivo é entender como a vegetação é importante para o ambiente urbano de Aracaju, além de estudar a importância das vegetações.
A estudante Gabriela Andrade de Jesus faz parte do projeto sobre a arborização urbana de Aracaju e destaca a importância do projeto para a sua formação. “A partir desse projeto eu passo a aprender mais sobre a escrita acadêmica e me aprofundar mais nesse assunto, mas o principal objetivo é melhorar a redação científica. Nas universidades é preciso fazer muitos artigos e o que estou aprendendo agora vai servir muito no futuro. Além de conhecer mais sobre o ambiente, partir desse tema fico mais ciente do que está acontecendo no meio ambiente”.
Cienart
O professor Judson adianta que o projeto promete movimentar a Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes (Cienart), que acontecerá no dia 30 de outubro, integrando as ações da SNCT. Segundo Judson, a ideia é montar um circuito de caça ao tesouro para que os estudantes visitantes possam montar equipes para participar do desafio. A ideia é estimular os estudantes a utilizarem as geotecnologias.
SNCT
“Luz, Ciência e Vida" é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 19 a 25 de outubro no Brasil. A SNCT tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica.  A SNCT é realizada desde 2004 sob a  coordenação a nível nacional pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em Sergipe, a programação ocorre durante todo o mês de outubro finalizando as atividades com a Feira de Ciências, que ocorre no dia 30 de outubro na UFS, sob a coordenação da Fapitec/SE e da Cienart."
 Extraído de: 
Link da página dos projetos do FACE: https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre a postagem? ... Deixe seu comentário aqui para interagirmos...

Curta e compartilhe nosso conteúdo!

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

#Geocaçadores: O conhecimento é a maior aventura!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...