Geografia Poesia Fé: Esclarecendo a polêmica entrevista do Pr Eugene Peterson (Tradução do artigo RNS)

MUDAMOS DE ENDEREÇO!

MUDAMOS DE ENDEREÇO!
CLICA NA IMAGEM E CONFIRA!

Esclarecendo a polêmica entrevista do Pr Eugene Peterson (Tradução do artigo RNS)

Após a divulgação de uma entrevista polêmica, o autor evangélico e Pastor Eugene Peterson retratou-se e explicou a sua posição Bílica em relação ao casamento de pessoas de mesmo sexo.

Entrevista polêmica, em inglês:
http://religionnews.com/2017/07/12/best-selling-author-eugene-peterson-changes-his-mind-on-gay-marriage/

Confira a retratação do autor, em inglês:
http://www.christianitytoday.com/news/2017/july/eugene-peterson-actually-does-not-support-gay-marriage.html
Confira a tradução do artigo, abaixo:

Na verdade, Eugene Peterson não apoia o casamento do mesmo sexo.
Em retratação, o autor popular afirma "uma visão bíblica de tudo" - incluindo o casamento.


Um dia depois da entrevista no Religion News Service na qual o pastor aposentado e autor Eugene Peterson diz estar em um momento de transição para endossar o casamento homossexual, o líder evangélico se retratou de seu comentário e manteve a posição tradicional cristã.
"Para esclarecer, afirmo uma visão bíblica do casamento: um homem para uma mulher. Afirmo uma visão bíblica acerca de tudo ", disse ele em um comunicado quinta-feira à tarde.
Peterson, mais conhecido por criar The Message Bible, também lamenta a "confusão e repercussão" na sequência de suas observações, que foram amplamente compartilhadas e comentadas online ontem.
Peterson declarou:
“Recentemente, um repórter me perguntou se minhas opiniões pessoais sobre homossexualidade e casamento do mesmo sexo mudaram ao longo dos anos. Presumo que me fizeram essa pergunta por causa da minha carreira anterior como pastor na Igreja Presbiteriana (EUA), que recentemente afirmou homossexualidade e começou a permitir que seu clero realizasse casamentos do mesmo sexo.
Tendo me aposentado do pastorado há mais de 25 anos, reconheci ao repórter que não tive muita experiência com isso. Para esclarecer, afirmo uma visão bíblica do casamento: um homem para uma mulher. Afirmo uma visão bíblica de tudo.”
O colunista da RNS, Jonathan Merritt, perguntou a Peterson: "Se você estivesse pastoreando hoje e se um casal gay em sua igreja se fossem cristãos de boa fé pedissem que você realizasse a cerimônia de seu casamento do mesmo sexo, isso seria algo que você faria?" Peterson respondeu com Uma palavra: sim.
A entrevista foi publicada na quarta-feira sob este título: o autor mais vendido, Eugene Peterson, muda de opinião sobre o casamento gay.
Em sua retração, o pastor de 84 anos disse que em quase três décadas como pastor e nos anos seguintes, "nunca fiz um casamento do mesmo sexo. Nunca fui perguntado e, francamente, espero nunca me pedirem.
"Este repórter, no entanto, fez uma pergunta hipotética: se eu estivesse pastoreando hoje e se um casal gay fosse cristão de boa fé e se eles me pedissem para realizar a cerimônia de casamento - se, se, se. Os pastores não têm o luxo de se entregarem a hipotéticos ", disse Peterson. "E para ser sincero, "o não" não é uma palavra que eu costumo usar".
Peterson afirmou que, devido à visão bíblica do casamento, ele não casaria um casal do mesmo sexo:
"Quando colocado sob a perspectiva deste particular entrevistador, eu disse sim no momento. Mas em posterior reflexão e oração, eu gostaria de me retratar do que disse. Isso não é algo que eu faria, em respeito à congregação, ao corpo maior da igreja, à histórica visão cristã bíblica e ao seu ensino sobre o casamento. Dito isto, eu ainda amaria o casal como seu pastor. Eles seriam bem-vindos na minha mesa, juntamente com todos os outros.
Uma pesquisa da LifeWay Research de 2016 descobriu que mais de 1 pastor em 10 pastores protestantes haviam sido convidados a oficiar um casamento do mesmo sexo. Os pastores presbiterianos receberam o maior número de pedidos.
Em uma publicação sobre a retração, Merritt explicou que perguntou a Peterson sobre o homossexualismo depois de ter ouvido em particular que ele concordaria com relacionamentos do mesmo sexo.
Essa conversa ocorreu na semana passada por telefone e durou cerca de 30 minutos.
"É possível que Peterson tenha se sentido coagido e oferecido uma resposta que não reflete sua verdadeira convicção", escreveu Merritt. "Mas também é importante notar que, na semana anterior à publicação de suas respostas, não houve tentativa de esclarecer ou alterar sua resposta a essas questões".
Ele descartou as alegações de que Peterson era muito senil para responder com precisão e acrescentou que os pontos de vista do autor sobre o casamento do mesmo sexo "não têm qualquer influência no meu respeito por ele ou seu ministério".
Peterson também abordou as observações que ele compartilhou com a RNS sobre os congregados homossexuais que conheceu e serviu ao longo dos anos.
"Quando eu disse a esse repórter que há pessoas gays e lésbicas que" parecem ter uma vida espiritual tão boa quanto eu, mantenho isso ", dizia ele. "Mas, novamente, a aparente bondade de uma vida espiritual é funcionalmente irrelevante no grande esquema das coisas.
"Somos salvos pela fé através da graça que opera independentemente da nossa determinação ou do nosso bom comportamento", afirmou. "Ela opera pela mão de um Deus amoroso que deseja que vivamos na graça e na verdade e que não se cansa de nos converter através dos dois: graça e verdade".
Após a entrevista da RNS, os cristãos de ambos os lados do debate LGBT citaram Peterson como um dos mais importantes evangélicos para mudar publicamente sua posição sobre a sexualidade.
Em seguimento, Peterson advertiu pastores que "ficam nublados por controvérsias e confundidos com vozes alteradas" em vez de se concentrar nas necessidades específicas de suas congregações.
"Lamento a confusão e o bombardeio que esta entrevista promoveu", disse ele. "Nunca foi minha intenção participar do tipo de calor sem luz que geram tais conversas abstratas e comentários hipotéticos ".

Na série de entrevistas com Merritt, Peterson também afirmou que não estará mais escrevendo, ensinando ou falando publicamente. Em sua retratação, ele reiterou seu desejo de evitar declarações públicas e restringir sua comunicação à correspondência pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre a postagem? ... Deixe seu comentário aqui para interagirmos...

Curta e compartilhe nosso conteúdo!

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

#Geocaçadores: O conhecimento é a maior aventura!