Geografia Poesia Fé: Blá Blá Blá X Uma Língua com Própositos

Blá Blá Blá X Uma Língua com Própositos




Ouvindo e conversando com pessoas sempre temos muitas reflexões e nesse processo verifiquei que a imagem que projetamos no intersubjetivo de nosso meio social é uma preocupação constante. Para ser claro, muita gente “perde os cabelos” se perguntando e se preocupando com o que o povo vai pensar ou falar dele.
Na verdade em qualquer meio somos cobrados no sentido de mostrar uma integridade em nossa práxis cotidiana, ou seja, somos cobrados para que o nosso discurso seja acompanhado por nossa prática. Essa é uma profunda crise neste século a falta de coerência e de integridade na elaboração de um projeto de sociedade.
Nos caminhos e descaminhos da vida, observo muitas pessoas com problemas por ouvirem demais ao que as pessoas pensam sobre elas e se sentirem obrigadas a corresponder. Outras possuem uma baixa autoestima e um péssimo autoconhecimento a tal ponto de acreditar que tudo o que todos dizem é ou pode ser verdade. Neste século, somos cegos para enxergar a nós mesmos e o nosso papel no palco do universo.
Veja bem, os debates e polêmicas vão surgir e você não pode fechar seus olhos para eles, também não precisa cria-los, mas nesse espaço gostaria de dar algumas dicas para você, caro leitor, enfrentar esse problema de falatórios ao seu respeito:
- Cada cabeça um mundo e quem tem boca fala o que quer. Começo por aqui, pois estes são jargões de profunda sabedoria. Isso é muito procedente, cada pessoa possui uma percepção própria e limitada de mundo que dá à sua vivencia um conjunto de significados específicos conhecidos como cosmovisão. Essas formas de ler o mundo em muitos momentos são incompatíveis entre si. Nesse sentido, a fala, como instrumento de uma voz, ecoa as contradições inerentes à cosmovisão do falante. Essa palavra dita é lançada em direção a alguém como uma flecha que pode acertar tanto a maçã acima de sua cabeça como o seu coração. Certo é que depois de lançada, não há mais volta.
- Não atire suas pérolas aos porcos, pois se você repreender o sábio, ele te amará mais, mas se repreender o escarnecedor trará problemas para você mesmo. Não fui eu quem disse isso. Essa frase é uma mistura de passagens bíblicas, mas realmente muito coerente, se desejar uma abordagem mais direta, observe o apóstolo Paulo que escreve ao jovem Timóteo, o seu herdeiro ministerial, tentando ensina-lo os segredos de uma vida como líder de uma comunidade e alertando-o sobre isso:
Recomenda pois estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.” …nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. “ “E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só geram contendas.” (1 Tm:4, 2 Tm 2:14 e 23)
Se quiser uma fonte não bíblica sugiro observar o escritor José Saramago:
“Eu não comento nenhuma critica que se me faça, mesmo que me aborreça profundamente. De mim não nasce nenhuma polêmica, porque não vale a pena. Por uma razão muito simples, nenhuma polêmica terminou com um deles a dizer “você tinha razão”.
Pode até ser um gozo para os leitores ler um e depois o outro, as insinuações mais ou menos torpes, as ameaças de dizer a verdade “ah, você sabe que eu sei o que você sabe que eu sei”. Isso é repugnante no meu ponto de vista. Então dizem: “Ele matou a avó”, isso é mentira absurda, mas não me importa, então eu não respondo a um ataque   
Por fim, afirmo que o verdadeiro remédio mesmo para resolver os debates e polêmicas é saber Quem você é! Quando isso esta bem estabelecido, você realiza a viagem do autoconhecimento e encontra-se consigo mesmo, por isso tem condições de filtrar e acolher com sabedoria aquilo que é dito a seu respeito. Pois assim como Saramago, para você o que dizem não vai fazer tanta diferença, pois você sabe quem você é e o que Deus fez em sua vida.
Boa sorte para nós,
Abraços,
Judson Malta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre a postagem? ... Deixe seu comentário aqui para interagirmos...

Curta e compartilhe nosso conteúdo!

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

#Geocaçadores: O conhecimento é a maior aventura!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...