Geografia Poesia Fé: Péricles Couto, foi ao encontro do Senhor

Péricles Couto, foi ao encontro do Senhor

por Ziel Machado, segunda, 8 de agosto de 2011 às 11:34
† Péricles Couto, foi ao encontro do Senhor!
 
“Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!” Jó 19:25-27
Ontem, 7 de Agosto de 2011, veio a falecer um grande irmão e amigo, Péricles Couto. Foram anos significativos de amizade e parcerias que desejo relatar como expressão de gratidão a Deus por sua vida! A oportunidade que tive de conhecê-lo pessoalmente foi posterior ao testemunho que sobre ele ouvira. Seus feitos o antecediam! Foi no contexto do ministério estudantil (ABU) que ouvi falar de uma geração de estudantes cristãos diferente, que aliava uma profunda preocupação com sua fé em Cristo e a relevância da mesma para a construção de um país melhor. Entre os vários nomes que nos mencionavam, estava o de um economista com uma profunda vocação social, Péricles Couto.  Me chamava atenção para o fato de que o Péricles não se limitava a um profetismo de roda de amigos, ele se engajava em processos, assumia liderança nos espaços que o Senhor o levou a ocupar. Assim ouvia de suas posições políticas e de sua coragem de tomar e assumir partido. Também despertava grande interesse sua dinâmica familiar, pois ouvia as histórias de atuação de sua esposa Alva, por muitos anos envolvida na questão da transformação social.
 
Tempos depois, ainda no contexto do ministério estudantil, tive o privilégio de conhecer Estevão e Soninha, jovens com um senso de responsabilidade social e uma seriedade com Deus admiráveis. Qual não foi minha surpresa ao saber que eram filhos de Péricles e Alva. Foi assim que tive o privilégio de visitá-los em Belo Horizonte, comer com eles o pão de queijo, conhecer sua dinâmica familiar e conhecer de forma mais íntima esta família de amigos. Me lembro que após minha primeira visita, o que mais me marcou já não eram as histórias de militância responsável que ouvia sobre o casal mas sim a dinâmica familiar que eles estavam edificando. Os vários anos de proximidade me permitiram ver os frutos desta dinâmica e por algumas vezes, em respostas as suas cartas aos amigos com notícias da família, eu respondia dizendo que gostaria de ser capaz de formar uma família da mesma forma que os via formando a sua. Este desejo se tornou uma oração para mim, e um marco de testemunho de Péricles e Alva Couto.
 
As vezes as dinâmicas da vida nos levam para lugares distantes que nos separam dos amigos mas no meu caso com Péricles foi diferente. No contexto de seu trabalho com a missão Aliança nos aproximamos ainda mais do que nos tempos de ABU. Tive a honra de ser convidado por ele para fazer parte de um grupo de irmãos e irmãs que deveriam acompanhar de maneira mais próxima o desenvolvimento do ministério da missão Aliança no Brasil. Este processo nos conduziu a materialização de alguns sonhos, entre eles, a edição do livro “Igreja: agente de transformação “ no qual Péricles e René Padilha, são os editores. O título deste livro expressa um dos grandes sonhos motivadores do Péricles, ver a igreja de Cristo como uma agente de transformações, de forma diaconal, revelando os valores do Reino de Deus. Sim, para Péricles, um outro mundo éra possível!
 
A partida do Péricles nos deixa a todos surpreendidos pela velocidade do processo. O Senhor resolveu convocá-lo a Sua presença, o Senhor em quem Péricles colocou todas as suas esperanças, para esta vida e para a vida eterna. Por isso podemos dizer como Jó; “ eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro!” Seus olhos, Péricles, já veêm o Senhor, como sempre desejou o seu coração!
 
A nós nos cabe o louvor e a gratidão ao Senhor por este exemplo que o Péricles nos deixou. Somos todos seres limitados e falhos mas o Senhor nos permite sonhar com algo além de nossas limitações e podemos conluir nossa carreira como nos diz o apóstolo Paulo;
“Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos que amam a sua vinda” II Timóteo 4: 6-8
A forma como Péricles correu sua carreira e a forma como a terminou é um estímulo e exemplo para todos nós que ainda estamos fazendo o nosso percurso. A coroa de justiça, a que o Péricles receberá naquele dia das mãos do Justo Juiz, também estará disponível a todos, que como o Péricles, amam a vinda do nosso Senhor. Isso deve se transformar na base sobre a qual nos movemos, vivemos, existimos até quando chegar a hora de nos econtraremos, face a face, com o nosso Senhor - Redentor que vive. Porque Ele vive, podemos crer no amanhã!
 
Desejamos a toda família o consolo de nosso Senhor!
 
Profundamente agradecido a Deus pela vida de Péricles Couto que agora desfruta de forma plena a vocação para a qual foi chamado, expressas nas palavras de Jesus, conforme nos relata João:
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar- lhes lugar.E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
 
Ao Senhor todo louvor!
Ziel Machado
* Ziel Machado é secretário regional da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos para América Latina. Por meio das palavras de Ziel expressamos, como família ABUB, nossa gratidão pela vida de Péricles Couto e em oração, rogamos ao Espírito Santo que console familiares e amigos.
Por meio das palavras de Ziel expressamos, como família ABUB, nossa gratidão pela vida de Péricles Couto e em oração, rogamos ao Espírito Santo que console familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião sobre a postagem? ... Deixe seu comentário aqui para interagirmos...

Curta e compartilhe nosso conteúdo!

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

#Geocaçadores: O conhecimento é a maior aventura!

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...