O Prof. Judson Malta é o autor do Capítulo 12: "Comunidade Escolar e Geotecnologias: Metodologia Interdisciplinar em Práticas Socioambientais...........188"
Livro: "VIVÊNCIAS E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: Metodologias aplicadas em comunidades"
Autores:
Analee Cruz Alves, Cláudio Jorge Moura de Castilho, Felippe Pessoa de Melo, Gênisson Lima de Almeida, Giane Florentino Rodrigues de Brito, Gicélia Mendes, Judson Augusto Oliveira Malta, Luís Ricardo Rodrigues de Araújo, Maria do Socorro Ferreira da Silva, Miria Cássia Oliveira Aragão, Priscila de Oliveira Rocha, Roberto dos Santos Lacerda, Selene Herculano, Thiago Valença e Silva
Analee Cruz Alves, Cláudio Jorge Moura de Castilho, Felippe Pessoa de Melo, Gênisson Lima de Almeida, Giane Florentino Rodrigues de Brito, Gicélia Mendes, Judson Augusto Oliveira Malta, Luís Ricardo Rodrigues de Araújo, Maria do Socorro Ferreira da Silva, Miria Cássia Oliveira Aragão, Priscila de Oliveira Rocha, Roberto dos Santos Lacerda, Selene Herculano, Thiago Valença e Silva
Confira o livro online do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial.
Sumário
Prefácio...............................................................................................................8
Apresentação...................................................................................................12
Capítulo 1 Aspectos Metodológicos e Epistemológicos para a Construção de Pesquisa Socioambiental................................................................................13
Selene Herculano
Capítulo 2 Universidade e Experiências de Participação no Espaço Urbano: Por uma Pedagogia Política em Territórios Vividos por Famílias Pobres.................27
Cláudio Jorge Moura de Castilho
Capítulo 3 Territorialidade e Pedagogia Griô: Caminhos para Pesquisa em Comunidades Tradicionais.............................................................................44
Gicélia Mendes
Roberto dos Santos Lacerda
Giane Florentino Rodrigues de Brito
Capítulo 4 Análise do Conteúdo: percurso metodológico na avaliação de sentidos da conservação em comunidades tradicionais.................................................60
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 5 A Pesca Artesanal na Ilha Mem de Sá: Metodologias Participativas e o Desvendar da Realidade – Imaginário...........................................................78
Miria Cássia Oliveira Aragão
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 6 Mulheres das Marés: Metodologia Aplicada na Análise Geográfica do Trabalho Feminino na Pesca..........................................................................91
Eline Almeida Santos
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 7 Etnomapeamento dos Bancos Naturais de Sutinga (Mytella charruana) no Estuário do Rio Cajaíba-SE...........................................................................108
Analee Cruz Alves
Felippe Pessoa de Melo
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 8 Uma Análise Fenomenológica das Comunidades Tradicionais no Litoral Sul de Sergipe................................................................................................121
Maria do Socorro Ferreira da Silva
Gênisson Lima de Almeida
Priscila de Oliveira Rocha
Capítulo 9 O Papel dos Discursos na Disputa pelo Litoral Sul de Sergipe................139
Thiago Valença e Silva
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 10 Comunidades Tradicionais e Territorialização: Metodologia Aplicada à Análise de Conflitos Territoriais...................................................................155
Luís Ricardo Rodrigues de Araújo
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 11 Modelagem Geofísica: Subsídios para Gestão Ambiental em GaranhunsPE....................................................................................................................171
Felippe Pessoa de Melo
Rosemeri Melo e Souza
Capítulo 12 Comunidade Escolar e Geotecnologias: Metodologia Interdisciplinar em Práticas Socioambientais.............................................................................188
Judson Augusto Oliveira Malta
Confira o Prefácio do livro clicando no link abaixo...
Prefácio
Rosemeri Melo e Souza
Professora Associada Pesquisadora CNPq e FAPITEC Líder do GEOPLAN/UFS.
"Ou escreves algo que valha a pena ler, ou fazes algo acerca do qual valha a
pena escrever".
Benjamin Franklin
A acertada decisão deste coletivo de autores em registrar diversos
percursos de pesquisa socioambiental encontra ressonância na afirmação do
cientista Benjamim Franklin. Este coletivo assume a premissa de que se é para
enveredar pelo árduo exercício da escrita, que sejam apresentados ao público
escritos que revelem a validade do que foi feito acerca dos caminhos de
pesquisa trilhados pelos autores, navegando às margens dos preceitos
metódicos já estabelecidos, aventurando-se para águas mais profundas da
pesquisa.
Esta característica perpassa os capítulos do livro Vivências e Práticas
Socioambientais: metodologias aplicadas em Comunidades que tem por
eixo norteador a narrativa densa de experiências metodológicas na pesquisa
com comunidades, na mais ampla acepção que esta conceituação abarca, a
saber: tradicionais, urbanas, rurais ou periféricas.
Tal compromisso é desvelado no capítulo de abertura da obra, escrito pela
Drª Selene Herculano, Professora Titular do Departamento de Sociologia da
Universidade Federal Fluminense, intitulado Aspectos Metodológicos e
Epistemológicos para a Construção de Pesquisa Socioambiental, no qual
princípios da pesquisa, de ordem epistêmico-operativa são abordados com
propriedade e rigor acadêmico.
O segundo capítulo, Universidade e Experiências de Participação no
Espaço Urbano: Por uma Pedagogia Política em Territórios Vividos por
Famílias Pobres, foi escrito pelo Professor Associado do Departamento de
Ciências geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, Dr. Cláudio
Jorge Moura de Castilho. Ele aborda a experiência vivencial e metódica
desenvolvida pelo Grupo MSEU (Movimento Sociais e Dinâmicas Espaciais) no
desenvolvimento de enfoques participativos no âmbito de uma pedagogia
política do encontro em territórios de famílias periféricas em Recife/PE.
9
A problematização dos aspectos vivenciais na constituição dos caminhos
pedagógicos desveladores das territorialidades quilombolas foi o foco do
terceiro capítulo, escrito pela Drª Gicélia Mendes e pelos professores
doutorandos, Roberto dos Santos Lacerda e Giane Florentino Rodrigues de
Brito. As reflexões do capítulo Territorialidade e Pedagogia Griô: Caminhos
para Pesquisa em Comunidades Tradicionais suscitam novos olhares
acerca das tensões e preocupações peculiares da pesquisa nos territórios Griô.
Análise do Conteúdo: percurso metodológico na avaliação de sentidos
da conservação em comunidades tradicionais elaborado pela doutoranda
Sindiany Suelen Caduda dos Santos e pela Drª Rosemeri Melo e Souza aborda
os desafios de pensar e fazer pesquisa no contexto de comunidades
pesqueiras ante o dilema da conservação ambiental de seus territórios de vida.
Em seguida, a professora Msc. Miria Cássia Oliveira Aragão, socióloga da
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e a Drª Rosemeri Melo e Souza
reconstroem caminhos de pesquisa étnico-vivencial no capítulo intitulado A
Pesca Artesanal na Ilha Mem de Sá: Metodologias Participativas e o
Desvendar da Realidade – Imaginário.
Dois capítulos contemplam as especificidades da tessitura de pesquisas
com recortes acerca da/na pesca. Mulheres das Marés: Metodologia
Aplicada na Análise Geográfica do Trabalho Feminino na Pesca, da
professora doutoranda Eline Almeida Santos e da Drª Rosemeri Melo e Souza.
Neste artigo, as autoras tecem uma discussão sobre os aspectos
metodológicos utilizados para a análise geográfica do trabalho feminino no
espaço da pesca artesanal, fundamentada no método fenomenológico.
Etnomapeamento dos Bancos Naturais de Sutinga (Mytella charruana)
no Estuário do Rio Cajaíba-SE, elaborado pela mestranda e engenheira de
pesca Analee Cruz Alves, pelo professor doutorando Felippe Pessoa de Melo e
pela Drª Rosemeri Melo e Souza faz o registro da experiência de mapeamento
de recursos vivos estuarinos, realizada em conjunto com os pescadores
ribeirinhos sergipanos.
Uma Análise Fenomenológica das Comunidades Tradicionais no
Litoral Sul de Sergipe foi escrito pela Drª Maria do Socorro Ferreira da Silva,
Gênisson Lima de Almeida e Priscila de Oliveira Rocha, ambos acadêmicos da
10
graduação em geografia da Universidade Federal de Sergipe. Eles abordam
questões da existência no território e as disputas envolventes dos habitantes
de comunidades litorâneas do sul sergipano.
O Papel dos Discursos na Disputa pelo Litoral Sul de Sergipe constitui
ensaio elaborado sob a perspectiva hermenêutica pelos autores Thiago
Valença e Silva, licenciado em Geografia e a Drª Rosemeri Melo e Souza. O
artigo discorre acerca do papel dos discursos de diversos atores envolvidos
nas disputas territoriais no processo de criação de um espaço territorial
protegido litoral sul sergipano.
Comunidades Tradicionais e Territorialização: Metodologia Aplicada à
Análise de Conflitos Territoriais, capítulo de autoria do Mestre em Geografia
Luís Ricardo Rodrigues de Araújo e da Drª Rosemeri Melo e Souza, tematiza
acerca de procedimentos analíticos de um processo instaurado na esfera
federal para a implantação da Reserva Extrativista do Litoral Sul de Sergipe,
mapeando os impasses jurídicos e as práticas de apropriação territorial.
Concluem a obra dois capítulos que convidam ao olhar sobre a gestão do
espaço urbano em cidade do agreste pernambucano e da comunidade escolar
no processo de internalização das geotecnologias
Modelagem Geofísica: Subsídios para Gestão Ambiental em
Garanhuns-PE, escrito pelo professor doutorando Felippe Pessoa de Melo e a
Drª Rosemeri Melo e Souza, apresenta caminhos metodológicos para a adoção
de geotecnologias na gestão ambiental das cidades.
O capítulo de autoria do professor de geografia e doutorando Judson
Augusto Oliveira Malta sob o título: Comunidade Escolar e Geotecnologias:
Metodologia Interdisciplinar em Práticas Socioambientais enfoca os
desafios e as vantagens de adoção das geotecnologias pela comunidade
escolar na realização de experiências didáticas interdisciplinares.
Em suma, pode-se reafirmar a pluralidade das visões e dos sentidos
construídos pelos autores, como parte de uma senda demarcada pela poiesis,
a saber, pela adoção de olhares reconstrutivos das práticas de pesquisa,
exercidos com rigor científico e com a ousadia daqueles que vislumbram
pesquisa como processo de autoformação, (re)fazendo os caminhos no seu
próprio caminhar.
você poderia postar o livro livre de ansiedade do robert l leahy
ResponderExcluir