Geografia Poesia Fé: 2017

MUDAMOS DE ENDEREÇO!

MUDAMOS DE ENDEREÇO!
CLICA NA IMAGEM E CONFIRA!

Amor de Sete em Sete

Sei que não sou perfeito
Entoo um canto e enfeito
Teu cabelo com flores
Fitas e várias cores

O amor cura dores

Sei que não sou tão direito
Espero deitar-te meu beijo
Tecer a noite com fios
Contos, estrelas e rios

O amor é arrepio

Sei que não faço desfeita 
Ensejo, desejo e respeito
Teu sorriso traz forte calor
Beijos, doces e sabor

O amor é abrasador

Sei que não termino essa rima
Enquanto não te amar, menina
Sua dor, nossa será  
A Palavra nos guiará

O amor é uma escolha
de profunda e inteiramente
tão somente...
se entregar.

Malta.
"Para você Pequena, feliz sete meses". 

Mata Atlântica em Sergipe - Palestra

Slide sobre a Mata Atlantica de Sergipe. Abordando questões gerais, regionais e locais sobre a luta pela conservação da mata atlântica e a criação / gestão de Unidades de Conservação. 

A palestra está estruturada em 
1- O que é a Mata Atlântica? 
2 - Mata no Nordeste: Uma perspectiva regional 
3- Fitogeografia, Unidades de Paisagem e Zoneamento RVSMJ 
4- A Mata Atlântica em Sergipe 

Palestra proferida na UFS, em 21/09/17 - com conteúdo editado devido a direitos autorais.

Criamos também uma Playlist no nosso canal do YouTUBE com ótimos vídeos sobre a Mata Atlântica! Confira!
https://www.youtube.com/watch?v=GYJbURwPXas&list=PLzPtm-c2d6bAcm-0cGDqNWI3OAvquA2E0






Confira nossas redes sociais:

judsonmalta.blogspot.com.br/
facebook.com/geocacadores

youtube.com/geocacadores



Dogma de Ser Flor

Sopre no meu canto
Um doce num desejo
Sele com um beijo
Teu sublime gracejo

Pegue, erga, entre
Ardente e fugás
Queimor frenético
Dogma latente

Quero o teu querer

Bem me quer
Mal te quer
Bem te quer
Mal me quer
Bem ou mal?
flor real

Apare do Cravo,  
O caule
Escorra da Rosa,
A seiva


Florisbela

João Pessoa - PB - Mitos e Curiosidades: história e fito-geografia


O turista que visita a capital paraibana, com certeza escutará alguém (provavelmente um guia) afirmando "João Pessoa é terceira capital mais antiga do Brasil!". Não só os guias falam isso: existe de fato uma crença muito forte entre a população local, de que tal afirmação é verídica. Aliás, até mesmo uma grande parte da imprensa local ajuda a difundir essa ideia, especialmente quando se aproximam as comemorações do aniversário da cidade.  

Não só é fácil escutar que João Pessoa é a terceira capital mais antiga de nosso país: sem dificuldade podemos ler ou escutar aqui ou acolá que "Jampa" é a terceira cidade (isso mesmo, a terceira cidade!) mais antiga do Brasil.  

Muito comum também, é escutarmos que João Pessoa é a segunda cidade mais verde do mundo, ficando atrás somente da capital francesa, Paris.

Pois bem.  Questionar e checar as informações e versões dos fatos não faz mal a ninguém. Sendo assim vejamos:

1. João Pessoa seria de fato a terceira capital mais antiga do Brasil?

Neste ano de 2017, comemora-se 432 anos de história da capital paraibana, fundada em 5 de agosto de 1585 pelos colonizadores portugueses, e,  batizada como "Cidade Real de Nossa Senhora das Neves".

Mas, entre as capitais dos estados brasileiros, algumas (não somente duas!) são mais antigas do que João Pessoa:  Recife foi fundada em 1537, Salvador em 1549 e Vitória em 1551. Ou seja, aqui já percebemos que a capital do Espirito Santo já ocupa o verdadeiro terceiro lugar. 

Mas não paramos por aí: 

São Paulo foi fundada em 1554 e o Rio de Janeiro em 1565. Ou seja, a capital da Paraíba na realidade fica no sexto lugar deste ranking.

2. João Pessoa seria a terceira cidade mais antiga do Brasil?

Se a capital paraibana não é sequer a terceira capital mais antiga do Brasil, como pode ser a terceira cidade mais antiga do país? 

Se levarmos em consideração não só as capitais, como também as cidades no geral, veremos que João Pessoa passa muito longe desta ideia tão difundida.

Muitas outras cidades continuamente habitadas foram fundadas entre 1500 e 1585, como é o caso de São Vicente (1532), as cidades pernambucanas de Igarassu e Olinda (1535), e as cidades Espírito-Santenses de Vila Velha (1535) e São Mateus (1544). 

3. João Pessoa seria de fato a segunda cidade mais verde do mundo?

Eis aí outro mito bastante difundido entre os paraibanos. De fato, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), João Pessoa recebeu o título de "segunda cidade mais verde do mundo". Entretanto as coisas mudaram já faz algum tempo: Vários estudos e órgãos  especializados no assunto (ao exemplo do site Green571, da revista britânica The Economist e do Green City Index) apontam que entre as cidades mais verdes do mundo estão Vancouver (Canadá), Malmö (Suécia) e Reykjavik (Islândia). Entre as cidades brasileiras, o destaque fica para capital paranaense, Curitiba, que   possui cerca de 580 metros quadrados de espaços verdes para cada habitante. 


Autor: Profº Helton de Assis 
Graduado em História (UFPB) e Teologia (FAENOR)
Fonte:
Helton de Assis: Três mitos sobre a cidade de João Pessoa que a maioria dos paraibanos acreditam

Esclarecendo a polêmica entrevista do Pr Eugene Peterson (Tradução do artigo RNS)

Após a divulgação de uma entrevista polêmica, o autor evangélico e Pastor Eugene Peterson retratou-se e explicou a sua posição Bílica em relação ao casamento de pessoas de mesmo sexo.

Entrevista polêmica, em inglês:
http://religionnews.com/2017/07/12/best-selling-author-eugene-peterson-changes-his-mind-on-gay-marriage/

Confira a retratação do autor, em inglês:
http://www.christianitytoday.com/news/2017/july/eugene-peterson-actually-does-not-support-gay-marriage.html
Confira a tradução do artigo, abaixo:

Na verdade, Eugene Peterson não apoia o casamento do mesmo sexo.
Em retratação, o autor popular afirma "uma visão bíblica de tudo" - incluindo o casamento.


Um dia depois da entrevista no Religion News Service na qual o pastor aposentado e autor Eugene Peterson diz estar em um momento de transição para endossar o casamento homossexual, o líder evangélico se retratou de seu comentário e manteve a posição tradicional cristã.
"Para esclarecer, afirmo uma visão bíblica do casamento: um homem para uma mulher. Afirmo uma visão bíblica acerca de tudo ", disse ele em um comunicado quinta-feira à tarde.
Peterson, mais conhecido por criar The Message Bible, também lamenta a "confusão e repercussão" na sequência de suas observações, que foram amplamente compartilhadas e comentadas online ontem.
Peterson declarou:
“Recentemente, um repórter me perguntou se minhas opiniões pessoais sobre homossexualidade e casamento do mesmo sexo mudaram ao longo dos anos. Presumo que me fizeram essa pergunta por causa da minha carreira anterior como pastor na Igreja Presbiteriana (EUA), que recentemente afirmou homossexualidade e começou a permitir que seu clero realizasse casamentos do mesmo sexo.
Tendo me aposentado do pastorado há mais de 25 anos, reconheci ao repórter que não tive muita experiência com isso. Para esclarecer, afirmo uma visão bíblica do casamento: um homem para uma mulher. Afirmo uma visão bíblica de tudo.”
O colunista da RNS, Jonathan Merritt, perguntou a Peterson: "Se você estivesse pastoreando hoje e se um casal gay em sua igreja se fossem cristãos de boa fé pedissem que você realizasse a cerimônia de seu casamento do mesmo sexo, isso seria algo que você faria?" Peterson respondeu com Uma palavra: sim.
A entrevista foi publicada na quarta-feira sob este título: o autor mais vendido, Eugene Peterson, muda de opinião sobre o casamento gay.
Em sua retração, o pastor de 84 anos disse que em quase três décadas como pastor e nos anos seguintes, "nunca fiz um casamento do mesmo sexo. Nunca fui perguntado e, francamente, espero nunca me pedirem.
"Este repórter, no entanto, fez uma pergunta hipotética: se eu estivesse pastoreando hoje e se um casal gay fosse cristão de boa fé e se eles me pedissem para realizar a cerimônia de casamento - se, se, se. Os pastores não têm o luxo de se entregarem a hipotéticos ", disse Peterson. "E para ser sincero, "o não" não é uma palavra que eu costumo usar".
Peterson afirmou que, devido à visão bíblica do casamento, ele não casaria um casal do mesmo sexo:
"Quando colocado sob a perspectiva deste particular entrevistador, eu disse sim no momento. Mas em posterior reflexão e oração, eu gostaria de me retratar do que disse. Isso não é algo que eu faria, em respeito à congregação, ao corpo maior da igreja, à histórica visão cristã bíblica e ao seu ensino sobre o casamento. Dito isto, eu ainda amaria o casal como seu pastor. Eles seriam bem-vindos na minha mesa, juntamente com todos os outros.
Uma pesquisa da LifeWay Research de 2016 descobriu que mais de 1 pastor em 10 pastores protestantes haviam sido convidados a oficiar um casamento do mesmo sexo. Os pastores presbiterianos receberam o maior número de pedidos.
Em uma publicação sobre a retração, Merritt explicou que perguntou a Peterson sobre o homossexualismo depois de ter ouvido em particular que ele concordaria com relacionamentos do mesmo sexo.
Essa conversa ocorreu na semana passada por telefone e durou cerca de 30 minutos.
"É possível que Peterson tenha se sentido coagido e oferecido uma resposta que não reflete sua verdadeira convicção", escreveu Merritt. "Mas também é importante notar que, na semana anterior à publicação de suas respostas, não houve tentativa de esclarecer ou alterar sua resposta a essas questões".
Ele descartou as alegações de que Peterson era muito senil para responder com precisão e acrescentou que os pontos de vista do autor sobre o casamento do mesmo sexo "não têm qualquer influência no meu respeito por ele ou seu ministério".
Peterson também abordou as observações que ele compartilhou com a RNS sobre os congregados homossexuais que conheceu e serviu ao longo dos anos.
"Quando eu disse a esse repórter que há pessoas gays e lésbicas que" parecem ter uma vida espiritual tão boa quanto eu, mantenho isso ", dizia ele. "Mas, novamente, a aparente bondade de uma vida espiritual é funcionalmente irrelevante no grande esquema das coisas.
"Somos salvos pela fé através da graça que opera independentemente da nossa determinação ou do nosso bom comportamento", afirmou. "Ela opera pela mão de um Deus amoroso que deseja que vivamos na graça e na verdade e que não se cansa de nos converter através dos dois: graça e verdade".
Após a entrevista da RNS, os cristãos de ambos os lados do debate LGBT citaram Peterson como um dos mais importantes evangélicos para mudar publicamente sua posição sobre a sexualidade.
Em seguimento, Peterson advertiu pastores que "ficam nublados por controvérsias e confundidos com vozes alteradas" em vez de se concentrar nas necessidades específicas de suas congregações.
"Lamento a confusão e o bombardeio que esta entrevista promoveu", disse ele. "Nunca foi minha intenção participar do tipo de calor sem luz que geram tais conversas abstratas e comentários hipotéticos ".

Na série de entrevistas com Merritt, Peterson também afirmou que não estará mais escrevendo, ensinando ou falando publicamente. Em sua retratação, ele reiterou seu desejo de evitar declarações públicas e restringir sua comunicação à correspondência pessoal.

Oficina de Caça ao Tesouro Evangelístico - Plano de Salvação - Geocaçadores no CF ABUB NE

Oficina de Caça ao Tesouro Evangelístico

Realizada pela Rede Geocaçadores no Curso de Férias da Nordeste 2017. CF ABUB NE

Equipe: Prof Daniel Melo e Prof Judson Malta.


Conheça mais sobre a rede Geocaçadores do Conhecimento: Projetos de Ensino e Geotecnologias.
Entre em contato q faça parte de nossa #Rede pelos links abaixo:

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadores
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ



CAÇA AO TESOURO EVANGELÍSTICO: PLANO DE SALVAÇÃO

1° Ponto - Dourado (Criação):
“No início Deus criou os Céus e a Terra” Gn 1.1.
A criação transparece a Gloria de Deus. Por meio dela ele fez os Céus, a Terra e tudo que existe neles, incluindo nós.
2° Ponto – Sujo (Pecado):
Deus criou o ser humano a sua semelhança: “E disse Deus: agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco” Gn 1.26a.
Mas o pecado nos afastou dEle: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” Romanos 3.23
3° Ponto – Vermelho (Salvação):
Estávamos afastados de Deus por causa do pecado. Para nos trazer de volta Ele mandou seu único filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, por causa de nossos pecados. E sua morte permitiu que nos reconectemos a Deus.
”Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nEle”. Romanos 3.25.
4° Ponto – Branco (Mudança de Vida):
Agora tudo muda: até aqui seguíamos as coordenadas geográficas pelo GPS. Agora seguimos as orientações pela bússola.
Agora tudo muda: Após o encontro com Cristo temos a oportunidade de vivermos uma nova vida, uma nova história, próxima de Deus. Ele nos permite ter uma vida plena.
5° Ponto – Verde (Esperança de Vida Eterna):
Deus ainda garante uma morada certa (o céu) e a vida certa para quem crê em sua palavra. Assegura que viveremos ao lado dEle por toda a eternidade por meio de sua promessa.

“Porque Deus amou o mundo de tal, maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele Crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16




Curso de Férias 2008 - Teme a Deus - Eclesiastes - ABU Nordeste

Compartilhar do Curso de Férias
Em Recife/PE Ano de 2008-07-29
De 19 a 26 de julho de 2008

Relator: Judson Augusto Oliveira Malta.
Breve compartilhar do CF

A viagem de ida foi tranqüila, conhecemos diversos irmãos e fomos com a caravana que saiu da Bahia e subiu por sergipe e alagoas até “o recife”. (Kkk)
Ao chegarmos no dia 19 deixamos os assessores no encontro regional de assessores e fomos fazer um passeio turístico pelo recife antigo e pelo marco 0! Este passeio foi super legal e podemos ver toda a beleza da cidade histórica, paramos para comprar lanches e andamos que só a cachumba!
Acabamos que nos atrasamos um pouco e por este motivo a abertura com a dinâmica foi cancelada. Logo pela manhã do dia 20 depois do cadastramento. Os homens ficaram em um único quarto o que pra mim foi ótimo, pois me fez conhecer mais pessoas e fazer mais amigos! O único defeito do quarto era o banheiro que não tinha muita privacidade, mas sem duvidas melhor ficar sem privacidade e com a galera do que ficar com a privacidade... na minha opinião! :P
Logo que cheguei encontrei 5 ótimos companheiros de quarto! Kkkkkkk 5 filhotinhos de uma gatinha muito aloprada que dormiram no beliche ao meu lado.
 Bem, após isto, no outro dia tivemos a oração, o louvor e começamos a oficina de Estudo Bíblico indutivo com o Wicliffe, a oficina foi muito boa! Pudemos aprender mais sobre o discernimento na elaboração do EBI e pude vislumbrar diversos erros que cometia ao produzir meus EBIs. Observei que o discernimento e a criatividade são as principais armas na elaboração de um EBI. Claro que muito bem aliados a um fiel estudo de exegese e hermenêutica e nestes pudemos crescer mais ainda.
Wicliffe também fez um panorama geral do livro, o que foi muito interessante ao ele afirmar que o livro não foi escrito por Salomão como diz o texto, mas sim que era comum pessoas escreverem textos na época e colocarem o nome de celebridades como o Rei Salomão, que interessante não!?
O livro também aponta a nulidade da vida em qualquer de suas manifestações se não na perspectiva de uma submissão a Deus. A frase “quando tudo não é o bastante” ficou marcada na minha memória, pois está é uma das mensagens do livro. Em minha opinião este enfoque geral deve ser lido por todos nós do grupo da ABU-aracaju.
O primeiro dia de agendas interiores foi ótimo! Conversei com a Suemei, que no ano passado foi para o intercambio na Noruega pela ABUB, a conversa foi super 10 e fiquei bastante a vontade para falar com ela.
No dia 21 começamos o EBIs em Eclesiastes que foram super interressantes pois todos do grupo a não ser por uma menina tínhamos desenvoltura para falar e então a discussão até muitas vezes tinha que ser interrompida por se delongar demais (oh! Como eu queria que meu grupo de EBI da ufs fosse tão participativo! kkkkk).
Fiquei no grupo preto e atraves dele pude conhecer pessoas mais afundo, o daniel nos liderou e foi bastante democrático. Os nomes dos que eu me lembro são, Carol, Brunno, Jymmy, Joab, Renan, o Daniel e etc.
As exposições bíblicas em Eclesiastes foram muito interessantes, pois revelavam muito do estilo do expositor, os expositores foram o Flávio, o Rodolfo e o Felippe. Vimos que Eclesiastes é o “ultimo suspiro” antes do novo testamento, onde vemos que a advertência dos profetas não foram ouvidas até por volta de 250 anos antes de Cristo que é a data estipulada para a criação do livro. Podemos observar que a leitura de coelet (escritor de Eclesiastes) é bastante seca, certamente uma leitura de extremos, ele avalia a pobreza e a riqueza, a sabedoria e a loucura, as superatividades e a falta delas, a vida e a morte. Ponderando todas estas questões com um olhar seco e sobremodo empírico (factual). Onde o mestre se coloca enquanto um espectador do mundo sem perspectivas de mudanças.
Nas exposições pudemos ver a forte crítica do pensar Deus e a missão de Cristo, consequentemente a missão que Cristo nos Deus. Neste sentido avaliamos a conjuntura pós-moderna e sua influencia no meio Cristão ao vivenciarmos a valorização da religião fashion, de momentos e multidões. Nos desvencilhando muitas vezes dos condicionantes históricos e críticos que nos foi outorgados por Jesus.
Falamos sobre a teologia da retribuição, a teologia da prosperidade sobre a teologia do gospel, ou a geração Gospel!
Ao meu ver ficou nítida a necessidade de repensar atitudes das igrejas contemporâneas e vislumbrar uma retomada do evangelho e da missão integral de Cristo Jesus. Falamos dos valores humanos e dos valores de realização pregados pela sociedade atual (sexo, dinheiro e poder) e da necessidade do Cristão andar na contracultura destas influencias e se posicionar criticamente e politicamente enquanto grupo socialmente organizado!
Caraka! Tanta coisa que eu aprendi e que eu concordo que estou lendo e relendo para poder fixar na mente e mudar minhas atitudes! Realmente vejo que nós como igreja estamos nos permitindo uma grande secularização e que muitas vezes erramos pela falta de conhecimento!  Hoje muitas vezes pregamos um evangelho de facilidades e esquecemos que devemos padecer com Cristo. Por fim das exposições vimos que há esperança!
Vimos que precisamos tomar decisões em nossas vidas para viver um pouco mais como Cristo e nos situar politicamente frente às questões estabelecidas. Que precisamos temer a Deus e guardar os seus mandamentos e que para isso precisamos conhece-los a fundo!
Visualizamos a diferença entre indivíduos de pessoas e nos reconhecemos enquanto pessoas ao nos encontrarmos com Deus, fizemos considerações acerca da teoria existencialista de Kiekegard e consideramos sua contribuição no seu para a leitura da existência humana!
Uma frase do estudo de Rodolfo me fez pensar muito. “é fácil ficarmos entretidos com detalhes supérfluos de nossa caminhada cristã, com as luzes e sucessos de celebrações vãs. Numa sociedade da imagem e do espetáculo, como podemos voltar à simplicidade do verdadeiro temor de Deus!?”
E ainda mais: o próprio do homem que teme a Deus não é ser como Deus, mas viver em relação com Deus – estar continuamente ligado a Deus, que é a fonte da vida e da realização de todo ser criado.” Ivo Storniolo.
Saber que antes de proclamar Jesus para as nações ele precisa ser proclamado constantemente em meu coração me fez ver o evangelismo com outro olhos.
No meu segundo dia de agenda interior descobri que a curiosidade é ruim e que o respeito é importante, falei sobre meus amigos os quais tenho o prazer de ser chamados por Deus para construir laços de ajuda e crescimento mutuo!
Tivemos um espaço falando sobre a missão integral onde recebemos o palestrante do Exercito da Salvação o Pr. Maruilson Souza, onde debatemos as construções teológicas e suas vissões de missão até chegarmos ao pacto de Laussane e a busca pela volta a princípios de uma missão integral.
Tivemos o vídeo debate com o filme “o diabo veste Prada” e conversamos sobre as vaidades, a necessidade dos supérfluos para a valorização do dinheiro e a busca pelo sucesso profissional em detrimento de uma escravidão moral e pessoal.
Debatemos também a evangelização como tarefa de todos os crentes com o pastor Sergio Lyra, onde utilizando os textos base de atos 8:1-4, IPe 2:9 , Rm 1:16 e o exemplo de Jeremias. Debatemos o evangelismo presente na Bíblia e o evangelismo praticado e valorizado atualmente. A grande questão pra mim foi como gerir o meu tempo? E saber que a coisa mais democrática que Deus fez foi o tempo e o grande problema no geral não é a falta dele, mas sim a prioridade que damos à determinada tarefa!
O pastor citou um exemplo de vida que você pode vizualizar neste site:


Deus seja louvado!
O Bispo Robson Cavalcanti também trouxe reflexões interessantes quanto a sua experiência missionária e também com a sua experiência na Aliança Bíblica
Universitária na qual ele participa já faz mais de 40 anos! Ele falou sobre a santidade ativa (onde lutamos para aprender a fazer o bem) X a Santidade Passiva (onde lutamos para não fazer o mal). Nos falou sobre como se fechar para o consumismo, da necessidade de adotar um estilo de vida simples e de saber que a mensagem principal do evangelho é para os pobres, falou também sobre a necessidade de arrependimento e renovo contínuos. O bispo também falou sobre o triangulo da mediocridade “trabalho-igreja-Familia”.
Tivemos também um espaço muito interressante sobre a Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos, CIEE, a qual a ABUB é vinculada, onde a Suemey e a Sany falaram sobre o tempo que passaram no intercambio missionário na Noruega e contaram as diferenças e as semelhanças dos movimentos assim como questões acerca da estadia lá e dos trabalhos que fizeram.
Tivemos dois grupos de oficinas as oficinas A e as B. Eu escolhi como a ofc A, a pós-modernidade e os desafios da fé Cristã com o Pr. Edson Parisi e como a Oficina B o Espírito Santo e a Missão, ministrada pela Sany.
Falamos também sobre o Instituto de Preparação de Lideres que será em Salvador/BA, sobre o lançamento do Concurso Literário da abu-nordeste que já começou e terá fim no Conselho Regional em Maceió/AL.
É importante falar sobre os momentos de Silencio Reflexivo que eram para mim os melhores, pois era neles que realmente podia parar e escutar a Voz de Deus e repensar as atitudes da minha vida!
A Santa Ceia também foi muito importante para mim, por é claro ser A Santa Ceia! Mas também por ser a primeira que eu participo e não somente ser a primeira, mas a primeira que participo e ser na ABU o que para mim é um ato muito simbólico, referente ao chamado que recebi para contribuir com este movimento e o quanto tenho sido abençoado por ele.
As amizades que fiz não vou nomear por medo de esquecer alguém, mas os momentos de comunhão foram muitos: entre eles o passeio de catamarã pelos rios do Recife, o Gabinete de Jeová (Grupo de intercessão criado neste CF pelos meninos do quarto), o sarau cultural com apresentações de músicas, paródias, peças teatrais, poemas, piadas (PÓDELA! KKK), fizemos uma trilha ecológica, subimos o monte para orar e as vezes para ligações de celular também(kkk), na noite o sarau também dançamos um pouco de forró. Destaque para a parodia de ABU-love (em anexo, essa vai ficar na história da abu-love) e para a Serenata que nós fizemos para as meninas e que sinceramente tocou fundo no meu coração. :P
Ah! Tivemos o vôlei do rebuliço lá também e uma tiroleza muito doida neh Vaninha?! kkk
E quanto a aquilo que muitos de vocês certamente estão ansiosos para ouvir digo que quem ler, entenda, e quem tiver olhos para ver veja, pois certamente não há nada de novo debaixo do sol. Mas há sim o compromisso e a busca à Face do Senhor para que a vontade Dele prevaleça, pois mais altos são os sEus caminhos que os nossos e tudo deve ser feito para a Sua Glória.
A volta para casa deixou no coração uma saudade como que um prego, mas a felicidade de novas amizades, de conhecer pessoas muito especiais e da certeza do crescimento em Cristo nos traz o renovo de saber que existe um propósito maior que nos une por toda a eternidade até a Glória, com Fé em Deus!

Este que vos escreve, aquele mesmo, eu.
Beijos. Graça e Paz.


Judson A. O. Malta. 

Geocaçadores na UNICENTRO(PR) – O Prof. Marcos Pelegrina e a utilização do geocaching nas aulas de cartografia.

Neste vídeo, são demonstradas as características básicas do geocaching e como o Professor Marcos Pelegrina  o utiliza com  os seus alunos.  O vídeo apresenta também o funcionamento do geocaching como esporte mundial de aventura.


Sobre o Prof. Marcos Pelegrina (Professor UNICENTRO)

O professor Marcos Aurélio Pelegrina ,atualmente é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre e Doutor em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Geociências, com seu trabalho voltado principalmente para as Geotecnologias.


Sobre a Rede Geocaçadores e o Prof. Marcos Pelegrina


Com participação na rede de projetos sobre geotecnologias e ensino, Geocaçadores do conhecimento. O prof. Marcos Pelegrina é membro da rede desde 2016 e entusiasta na utilização do geocaching nas suas aulas. O professor Marcos faz com que os seus alunos aprendam o jogo e as bases teóricas das geotecnologias de modo prático e atrativo.


Sobre o que é o Geocaching


O geocaching é um esporte que consiste em achar o objeto. O jogador esconde os itens, que serão armazenados nos geocaches, que estão em lugares improváveis, e o jogador terá como objetivo achar os geocaches com os itens armazenados dentro deles, com a finalidade de trocar itens, explorar novos lugares e compartilhar suas experiências.

OBS: O vídeo foi elaborado pela UNICENTRO web tv

Autor da postagem: Ghabriel Alves Ferreira dos Santos,.

Especial de Páscoa Geocaçadores - A Verdade Revelada - Caça ao tesouro do conhecimento

Vídeo sobre a Páscoa e a busca por seu real sentido.
Especial de Páscoa da Rede Geocaçadores e do Blog Geografia Poesia Fé!

#FelizPascoa



Conheça mais sobre a rede Geocaçadores do Conhecimento: Projetos de Ensino e Geotecnologias.
Entre em contato q faça parte de nossa #Rede pelos links abaixo:

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

Os Geocaçadores na Cienart-2016: Aventura, Conhecimento e Geocaching

Os Geocaçadores na Cienart-2016:
Aventura, Conhecimento e Geocaching

Introdução:
A equipe do projeto geocaçadores, coordenada pelos professores Judson malta e Mariza Guimarães, participou da Feira Estadual de Ciências e Artes (Cienart-2016), na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O principal objetivo do projeto é difundir o conceito de geotecnologias de informação e comunicação (GEOTICS) e promover sua aplicação em instituições de ensino. A proposta é de atrair a atenção de jovens alunos para o meio geográfico, através de jogos e da prática do Geocaching (caça ao tesouro com GPS).
Atividades práticas e apresentação:
A realização das atividades propostas pela equipe foi realizada com sucesso, conforme planejado. A atividade recreativa de caça ao tesouro consiste em uma brincadeira utilizando coordenadas em um aplicativo de GPS, o GPS Status (disponível gratuitamente na Play Store, plataforma android ), para realizar a procura de tesouros escondidos pela universidade.
A apresentação do banner ocorreu no stand durante todo o evento, e, em intervalos regulares, foi realizada a atividade de caça ao tesouro. As equipes eram coordenas por monitores que as acompanhavam e orientavam durante a aventura. A cada tesouro encontrado, uma  pergunta era direcionada aos participantes para avançar ao próximo estágio. Na conclusão dos três tesouros do percurso os participantes ganhavam bombons e brindes diversos.
O fluxo de pessoas e avaliadores a chegar no stand era constante, o que embalava um clima de animação e aprendizado. Em suma, a equipe conseguiu a realização das práticas de modo produtivo, demonstrando que as geotecnologias podem ser facilmente aplicadas ao meio de ensino pedagógico.



Autor: Érik Alves Ferreira dos Santos



https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste

Documentário sobre a Biosfera: a Terra vista do espaço, National Geographic


Sinopse : Este documentário leva-o numa jornada épica para descobrir as forças invisíveis e os processos que mantêm a vida no nosso planeta e, pela primeira vez, vê-los em ação no seu ambiente natural com todo o detalhe. Estas imagens verdadeiramente únicas, exploram os mais profundos mistérios da sua existência, levantando questões e desafiando o que sabíamos sobre os mecanismos da Terra. Unimos esforços com a NASA e com os melhores cientistas do mundo para podermos levar a cabo esta incrível jornada.

http://fulldocumentarios.blogspot.com.br/2014/03/a-terra-vista-do-espaco-dublado-hd-by.html

Poesia - Coração Nômade

Vivendo como um nômade num universo urbano, Apenas utilizando uma bússola que me serve de guia... ...Não importa o lugar onde eu estivesse, nunca me serviu de lar, Corpos, copos, fatos, fotos... lugares onde não deveria estar. Cada metro quadrado de chão, servia-me como uma fria calçada, Cada diálogo íntimo, servia-me como uma intensa caçada. ...E no fundo, tudo isso, servia-me de nada. Cada noite esperando o próximo nascer do Sol, Me sinto bem acompanhado - sempre só. Sempre ouvindo o que a minha alma pede: Jean Tassy, BK, Um Barril de Rap... ...E a vida segue... Todas as pessoas que observei ao longo do tempo, Cultivam dentro de sí, um condicionamento para o desafeto, Sentem uma fome incessante pelo estufamento do próprio ego, São tão iguais que poderiam formar uma cidade Lego... ...Mas dessa vez, a bússola aponta reto. Meu coração vibra,
Finalmente encontrei o meu lar beijos, cheiros, abraços, afetos... os braços onde sempre entre eles eu deveria estar... Quando chego finalmente ao meu destino, ela está lá... ...Inconscientemente a me esperar... Minha moradia é pequena, cerca de um metro e cinquenta, Suas palavras, economiza,
seu sorriso, ostenta. Sua pele, branca como a neve,
Seu toque me cativa.
Ao encostar sua boca, encontrei língua nativa .
...E no seu coração, residência definitiva. ♡

Autoria de Luan Anthony
Equipe Geocaçadores

Conheça o Japão: Tecnologia, disciplina, educação e superação

MADE IN JAPAN - Japão 

O Japão é um país insular, isto é, composto por ilhas, entre as que destacam-se Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Localiza-se no extremo oriente do planeta, em uma parte do Oceano Pacífico, próxima a países como Coréia do Sul e Rússia.

O IDH japonês é muito elevado, sendo que é considerado o país com a 10ª maior qualidade de vida do mundo. Também conta com grandes cidades, como Tóquio, que tem a área metropolitana mais populosa do mundo, Nagoia e Yokohama.







CARACTERÍSTICAS GERAIS

Capital: Tóquio;
Área: 377.873 km²;
Moeda: Iene;
População: 127,43 milhões de habitantes (2007);
Densidade Demográfica: 337 hab./km²;
PIB: 5,8 trilhões;
Idioma: Japonês.





População e Economia

Composição da população: japoneses 98,5%, coreanos 0,5% , chineses 0,4% outros 0,6% (dados de 2004)

Religião: xintoísmo (83,9%), budismo (71,4%), cristianismo (2%), outras (7,8%) –

* o total excede 100% porque muitos japoneses seguem o xintoísmo e o budismo. (ano de 2005)


IDH: 0,890 (pnud 2013) – desenvolvimento humano muito alto

Economia do japão:

PIB per capita (renda per capita): us$ 36.200 (estimativa 2012)

Indústria japonesa: máquinas, equipamentos de transporte, produtos eletroeletrônicos, siderúrgica (aço e ferro).

Mais de 95% da população japonesa tem origem no arquipélago.

Cidades principais: Tóquio (26.500.000), Osaka (10.600.000) (aglomerados urbanos), Yokohama (3.307.136), Nagoya (2.152.184), Sapporo (1.757.025), Kyoto(1.463.822), Kobe (1.423.792) (1995).

CLIMA

Por ser um país insular, o Japão sofre grande influência do mar em seu clima, é a chamada maritimidade. Em geral, as estações no país são bem definidas e o nível pluviométrico (quantidade de chuva) costuma ser elevado por causa da interferência de massas de ar úmidas.

Duas massas de ar são responsáveis pelo contraste na temperatura do Japão. A primeira é a da Sibéria, que joga os termômetros para baixo nos invernos, fazendo alguns lugares registrarem temperaturas muito baixas. A segunda é a massa de ar do pacífico norte, que trazem o calor para o país de forma drástica em boa parte das vezes.

RELEVO

O Japão é um país marcado por intensa atividade vulcânica. O relevo é composto principalmente por dobramentos modernos, característico de um país localizado em uma faixa vulnerável a terremotos e erupções: o Círculo de Fogo do Pacífico.

O país tem cerca de 65 vulcões ativos. O ponto mais alto é o Monte Fuji, com mais de 3.700 metros de altura, nas proximidades de Tóquio.
VEGETAÇÃO

A vegetação japonesa é composta por florestas de coníferas em sua maior parte, porém também há ocorrência de bambuzais, um símbolo a parte do Japão, além das Cerejeiras, que recobrem de rosa a paisagem do país.



Feira das nações

Atividades 

1- Teatro - kAIK/NARUTO    ATORES - CAUAM/GOHAN; LORRAN/AVATAR; DOUGLAS/VEDITA; PEDRO/ASH
Juiz - Cauã
7 Torneio dos Melhores Animes do Mundo
Transmitido direto de toquio, japão
O maior torneio do mundo promete grande emoção!
Fiquem ligados e confiram quem será nosso campeão
para a primeira luta temos...

BATALHA 1 ash X AVATAR
Manipulação de vento --- ataque rapido
Ataque de fogo --- cabeçada
Ataque de Água --- Choque do trovão
Ganhador - ASH
 
BATALHA 2 VEDITA X NARUTO
Hazengam --- Cameramera --- 
Clone das sombras  
jutsu sexy
Ganhador - naruto


BATALHA FINAL --- ASH x naruto

Ganhador - Naruto


2- Dança - MANUELLA - BIA, GABY, GRAZI, BARBARA
3- Desfile - Edna e LORRAN ok 
4- Apresentação - Japão - BIA E LEONARDO ok
5- Arrumação - RAFA E LUANA ok 
6- COMIDA - SARAH E BRUNA  ok


  • Banzai!「万歳」: Gritar "banzai" (ou levantar as mãos em gesto banzai), algo merecedor de celebração, Urrah!Também pode significar obrigado
  • Kanpai!「乾杯」: Um Brinde! Tim-Tim!

Grito de guerra -
japão... banzai! 

Caça ao tesouro no Leonor Teles - Geocaçadores do conhecimento




O projeto Geocaçadores realizou uma atividade de caça ao tesouro no Colégio Leonor Teles!




Confira mais detalhes desta e outras aventuras nas nossas redes sociais.

Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadoresnordeste
Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ